domingo, 12 de dezembro de 2010

"Da Comunidade Virtual para a Concreta Comunidade de Jesus, a experiência das CEBs".

CEBs do Regional Sul 1 - Arquidiocese de São Paulo


"Da Comunidade Virtual para a Concreta Comunidade de Jesus, a experiência das CEBs". Este foi o tema do 5° Retiro de Jovens das CEBs, promovido pela comissão regional no último dia 5, na Comunidade Sagrada Família, em Perus.
A assessoria ficou a cargo do padre Antônio Manzatto, doutor em teologia pela Universidade de Lovaina, Bélgica, que destacou a importância da comunidade como espaço onde as pessoas constroem laços, se relacionam e se colocam no lugar do próximo. Manzatto lembrou que a exemplo das CEBs, os jovens devem aliar fé e vida, com uma presença viva nas comunidades, em especial nas comunidades virtuais.
Os cerca de 70 jovens foram divididos em grupos que levavam os nomes de missionários protagonistas na luta por igualdade, justiça e vida, como Zilda Arns e Pedro Yamaguchi. "A juventude atual está sempre sonhando, muitas vezes apenas com objetivos materiais. Nós, jovens da Brasilândia, temos uma missão: conquistar nossos sonhos. Queremos seguir o exemplo de Pedro, que transformou seus sonhos em realidade", concluiu a apresentação do grupo que levava o nome do missionário, Pedro.

O jeito CEBs de ser Igreja trouxe à juventude a preocupação com o mais pobre, aliou fé e vida, e a partir dessa Igreja, surgiu o desafio de comunicar, criar laços no mundo digital onde a juventude já é protagonista.
"É mais fácil e divertido utilizar a internet para evangelizar, é a nossa vez de chamar mais jovens", disse João Mário Cardoso de Melo, 16 anos, do Setor Cântaros. Prova disso foi a facilidade com que os jovens criaram redes sociais no Orkut, Twitter, Facebook e blogs, com a proposta de debater os problemas que a juventude vivencia diariamente na periferia, como a violência, o preconceito.

Após a criação coletiva das redes sociais, os jovens assistiram um filme com o trabalho que as CEBs fazem em toda a Arquidiocese e participaram da missa presidida pelo cônego Manzatto e concelebrada pelo padre José Renato Ferreira, assessor regional e arquidiocesano das CEBs.

Karla Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário