quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prelazia de Coari

Resenha histórica



Elementos fundantes da evangelização

Nesta obra concluída mês passado, descrevemos alguns dados sobre a Prelazia de Coari que são importantes para o entendimento da mesma; a área geográfica e fundação da Prelazia; as cidades; as Paróquias; os Bispos, padres, seminaristas; a base econômica; a característica do povo; os fatores negativos e os avanços pastorais; as Congregações que atuam na mesma.

Um pouco da introdução da obra....
Em seguida falaremos de alguns elementos relevantes sobre a evangelização. As quatro fases que corresponde ao período inicial da colonização e da evangelização posterior, do qual temos informações gerais. A fase marcada pelas devoções domésticas e pelos padroeiros particulares. A fase do período da chegada dos missionários jesuítas em 1687, com a presença relevante de Samuel Fritz, jesuíta Alemão e dos missionários Carmelitas, portugueses, até a vinda dos missionários redentoristas, em 1943, e das irmãs adoradoras do Sangue de Cristo, logo depois que foi marcada pelas desobrigas pastorais. A fase da chegada dos missionários redentoristas, em 1943, e das irmãs adoradoras do Sangue de Cristo até o Advento do Concílio Ecumênico Vaticano II, foi marcada pelas desobrigas pastorais articuladas com uma fantástica ação social evangelizadora, promovida, sobretudo, pelas irmãs adoradoras do Preciosíssimo Sangue de Cristo. E a fase correspondente ao advento do Concílio Ecumênico Vaticano II e das conclusões de Medellín, esta fase conta ainda com a presença dos missionários redentoristas e das irmãs adoradoras do Preciosíssimo Sangue de Cristo

Falaremos também da Criação da Diocese do Amazonas, passo importante para a dinamização posterior da fé na área da Prelazia e para a chegada dos primeiros missionários redentoristas norte-americanos e das irmãs adoradoras do Sangue de Cristo. O trabalho oferecido aos primeiros missionários redentoristas; a preocupação de novas fundações e a necessidade de se investir na formação de missionários autóctones. A colaboração assídua das Irmãs Adoradoras; o processo da vinda das mesmas para o Amazonas; as atividades das irmãs diante de tantas necessidades. A contribuição social das mesmas, com internatos, ambulatórios, hospital para o atendimento dos doentes e as aulas de canto e trabalhos manuais; a necessidade de novas fundações para dar continuidade ao trabalho nas escolas primárias paroquiais, no magistério das escolas públicas, em clínicas, ambulatórios e outras formas de pastoral.
Destacamos a fundação da Arquidiocese de Manaus e a criação de novas Prelazias, resultado das necessidades pastorais urgentes da Amazônia e dos encontros dos Bispos amazônicos, resultado disso será a promulgação da primeira Carta pastoral da Igreja da Amazônia chamada de Documento de Santarém, intitulada: Linhas Prioritárias da Pastoral da Amazônia e suas prioridades e séries de serviços pastorais, diretrizes básicas: Encarnação na realidade e Evangelização libertadora, e frentes específicas para a atuação das diretrizes básicas que são a formação de Agentes pastorais, comunidades eclesiais de base (CEBs), pastoral Indígena, e estradas e outras Frentes Pioneiras.
Destacamos também outro acontecimento marcante para a Prelazia de Coari, inspirado na reforma litúrgica e no documento de Santarém de 1972 citado acima, foi a sua primeira Assembléia Pastoral realizada em Coari de 13 a 15 de dezembro de 1975, com tema: Somos muitos, mas formamos um só corpo, que teve como preocupação rever as atividades pastorais até então vigentes, principalmente em relação à pastoral de conjunto e à prática da iniciação à fé em geral; a diversificação dos ministérios; e o dinamismo da vida litúrgica e sacramental. A renovação litúrgica da Prelazia, seu processo e seu dinamismo, descobrindo a dimensão eclesial, a adoção do processo da renovação litúrgica baseada no Concílio Vaticano II e nas Conclusões de Medellin e sua implantação em vista da participação ativa. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário