sábado, 4 de dezembro de 2010

Romaria da Terra aborda: “Menos terra concentrada, mais famílias assentadas”

Romaria da Terra aborda: “Menos terra concentrada, mais famílias assentadas”


O município de Porto Calvo sedia hoje (27.11) a partir das 20h, a 23ª Romaria da Terra e das Águas do Estado de Alagoas. É uma promoção da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) em parceria com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), e conta com o apoio da Arquidiocese de Maceió, Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL) e da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação. Ao todo serão 11km de caminhada, da Comunidade Manganzala até o Assentamento Conceição, e tem como tema central: “Menos terra concentrada, mais famílias assentadas”.

Cerca de 5000 pessoas oriundas de várias partes do Estado e paróquias prestigiarão as apresentações culturais e a Santa Missa às 22h, presidida pelo Arcebispo Dom Antônio Muniz, que também exaltará o lema “400 anos de evangelização: clamando por terra, água e pão”. É um momento de integração entre o campo e a cidade, envolvendo trabalhadores(as) rurais, padres, religiosos(as), representantes de movimentos sociais, leigos e população local.

Após a celebração, os romeiros e romeiras seguirão em caminhada e cantarão músicas religiosas, que também ressaltam a luta campesina e por dignidade de filhos e filhas de Deus. Durante as paradas estratégicas terão reflexões críticas sobre a concentração da terra em poucas mãos e as conquistas dos assentamentos, como sinal de partilha e de pão na mesa dos empobrecidos. A Romaria também é o momento de agradecer ao Senhor da vida a alegria de ter conseguido, com muito esforço e resistência, um lote de terra para plantar e ressaltar a importância da reforma agrária no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário