terça-feira, 30 de novembro de 2010

20ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DAS CEBs- FORTALEZA

“Retome o caminho de antes!” (Ap 2,5)

Mensagem da 20ª Assembléia Arquidiocesana de CEBs

Terminou ontem (domingo, 28/11/10), ao meio-dia, a assembléia anual das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Fortaleza que reuniu no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, desde a noite de sexta, aproximadamente cem representantes de comunidades da periferia da capital, bem como de paróquias da região serrana. Sob o lema “Toda essa gente organizada...”, os participantes celebraram vivamente sua fé no Deus Libertador dos Pobres, como realizaram estudos e planejamentos importantes para a caminhada no ano que vem. A Assembléia foi viabilizada, inteiramente, através do esforço conjunto dos próprios agentes comunitários e de doações generosas de algumas apoiadoras – que Deus as abençoe!

O encontro foi iluminado, desde a noite de abertura, por leituras incisivas tiradas do livro do Apocalipse, coisas que “o Espírito diz às igrejas” de hoje (Ap 2-3). Dentre as frases mais refletidas e repetidas pelos(as) “cebianos (as)” estava essa: “Você abandonou o seu primeiro amor...[...] Converta-se e retome o caminho de antes!” A causa da “refundação” das CEBs logo começou a tomar conta da assembléia. Foi prestado um lindo tributo ao grande compositor litúrgico das CEBs e Pastorais Sociais, o mineiro Zé Martins, falecido há um ano: Vários dos seus mais célebres hinos foram entoados, com muita emoção, na sexta-feira à noite. O bingo de um violão, em benefício da sustentação do próprio evento, encerrou o momento de abertura. Sábado foi dia de estudo e trabalho em grupos.

De manhã, todos(as) se inteiraram do conteúdo do Documento Nº 92 da CNBB, intitulado “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”. O clima de “refundação das CEBs” que já permeava a assembléia se intensificou ainda mais com a grande valorização das comunidades de base por parte de nossos bispos. Eis alguns trechos: “Reunindo pessoas humildes, as CEBs ajudam a Igreja a estar mais comprometida com a vida e o sofrimento dos pobres, como fez Jesus” (p.16); “São as relações de reciprocidade que, promovendo a solidariedade que é a força dos pobres e pequenos, permitem que se diga que ‘Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias” (p.8).

À tarde, o assessor Pe. Vileci, da diocese do Crato, expôs todo o plano de preparação do 13º Encontro Intereclesial de CEBs que acontecerá em 2013, em Juazeiro do Norte, e deverá receber milhares de delegad@s de CEBs do Brasil inteiro. Vai “chover cebianos(as) "em nosso Ceará! Vileci esclareceu a necessidade de um envolvimento de todas as dioceses do Regional neste processo de preparação. Prontamente foi formada, na Assembléia, uma comissão arquidiocesana de divulgação e arrecadação financeira do “XIIIº”.

A resolução mais importante da manhã de domingo foi o prolongamento da Campanha das CEBs pela redução da Taxa de Esgoto, com sua coleta de assinaturas em todo o município de Fortaleza: ocorrerá até o dia 19 de março de 2011. No dia 10 de dezembro próximo as CEBs estarão na Praça do Ferreira, com um stand para colher assinaturas dos transeuntes. Uma manifestação pública que acompanhará a entrega das assinaturas à CAGECE está prevista para o dia 22 de março, Dia Mundial das Águas.

Uma celebração eucarística rica em depoimentos emocionantes dos participantes e em ações de graça ao Deus da Libertação – especialmente pelos quatro “anciãos” da caminhada que a concelebraram, a saber, Pe. Martinho, Pe. Marco Passerini, Pe. Eduardo e Pe. Lino – foi o ápice deste final de semana maravilhoso. O encontro se encerrou com um almoço comunitário, um verdadeiro “banquete do reino de Deus”!
Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar nas comunidades para que tudo aconteça como foi planejado... Afinal, como diz o Credo das CEBs, “entrar na luta é pra já, aleluia é pra depois!”

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Carlo Tursi, membro da Coordenação arquidiocesana de CEBs

Nenhum comentário:

Postar um comentário