quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ASSEMBLEIA DE CRATO: PREPARANDO O VAGÃO PARA O 13º INTERCLESIAL

Fevereiro 2010


“Foi uma Assembleia diferente de todas as outras, faz bastante tempo em que não se via tantos animadores de Comunidades reunidas aqui na Diocese de Crato”, esse foi o empolgado comentário feito por José Batista, Membro da Equipe Diocesana de CEB’s de Crato.
Um encontro que teve a participação de mais de 70 animadores de Comunidades de toda Diocese. Na ocasião o Bispo Diocesano D. Fernando Panico, esteve presente, reafirmando o desejo de se ter uma Diocese cada vez mais de Base, coesa com os ensinamentos de “Aparecida”, efetivamente formada por Rede de Comunidades.
Na ocasião o “Se Avexe Não”, conversou com Padre Nelito, assessor da CNBB nas Pastorais Sociais, no Departamento que trata do Mutirão de Superação e Combate a Fome.
“O Ceará está de parabéns, é gostoso ver a animação desta gente que é motivada e que abraça pela segunda vez, com muita fé e vontade um Intereclesial. Em 1983 a cidade de Canidé recebia o 5º Intereclesial, que tinha o tema “Igreja, povo unido, semente de uma nova sociedade”, na quela época já era possível ver a fervorosa catolicidade Cearense. Agora, mais uma vez, os olhares dos teólogos e demais estudiosos se voltarão para o Cerá, em especial para cidade de Crato, terra de grandes nomes, e não pode ser diferente, pois o Ceará é uma Igreja que sempre puxou o carro da Igreja no Brasil, é a reserva católica do Brasil, uma catolicidade viva de piedade”, disse Pe. Nelito, que comparou a Igreja do Ceará a um fogão a lenha “Existem dois modelos de Igreja, o modelo sala de televisão, onde todos são telespectadores, de um lado a TV e do outro lado um povo calado. O segundo modelo é o fogão a lenha, onde todo mundo conversa aquecido, cria sonhos, e tem um diálogo verdadeiro entre irmãos , são irmãos que descobrem novos horizontes, construindo uma nova sociedade”.
Padre Nelito falou ainda sobre os possíveis temas do 12º Intereclesial, e disse que o momento é para sugerir, somente na 2ª reunião da Ampliada Nacional, que acontecerá em Crato, este assunto será abordado com maior definição, por enquanto apenas algumas propostas foram lançadas, dentre elas a seguinte: CEB’s Romeira a Caminho do Reino de Deus. "Outro possível tema deverá enfatizar o Urbanismo com seus desafios gritantes", ponderou Pe. Nelito.
A experiência de Magda Gonçalves, da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Diocese de Porto Velho, também foi presença incisiva na Assembleia. Na ocasião ela dissertou sobre a estruturação do Intereclesial,elencando a função e os aspectos de formação das Equipes: Central, Secretariado, Equipes de serviços e outras.
O “Se avexe não” extraiu a mensagem de Magda Gonçalves, que também é Coordenadora de um Curso de Teologia para leigos em Porto Velho : “Em um Intereclesial cada um vai fazer o que mais precisa ser feito, todos os membros são importantes , é um processo de formação onde se fortalece e se cria laços de Caminhada, é uma abertura à fé e a vida, onde tudo o que se faz é em função do próximo”
No encerramento da Assembléia, logo após os encaminhamentos , os membros foram informados dos demais encontros Diocesanos de CEB’s, que estavam acontecendo simultaneamente nas Dioceses de Tianguá e Itapipoca.

Nas fotos: Acima, D. Fernando e Animadores de Comunidades, Padre Nelito e Magda Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário