segunda-feira, 29 de novembro de 2010

27º Encontro Diocesano das CEBs - Diocese de Cerro Largo

Coordenador acadêmico participa de encontro das CEBs


Cerro Largo – Nos dias 09 e 10 de outubro de 2010, aconteceu o 27º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi um encontro de representantes das Paróquias da Diocese de Cerro Largo, tendo como tema central “Acolhendo a família em sua diversidade”. O Encontro acontece desde 1983, a cada ano em uma cidade diferente. Neste ano o evento aconteceu em Santa Rosa, nas dependências do Colégio Santa Rosa de Lima. Participaram mais de 200 pessoas, provenientes dos municípios da região das Missões e da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul.

O coordenador acadêmico da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) do campus Cerro Largo, Edemar Rotta, foi convidado pela Comissão Organizadora do evento para atuar como assessor, realizando uma análise da conjuntura brasileira e internacional atual, na manhã de sábado. O professor Rotta procurou destacar os aspectos da conjuntura econômica, política e social, chamando atenção para os reflexos da crise econômica de 2008 que ainda estão presentes nos diferentes países e como eles tem procurado enfrentá-la. No caso brasileiro destacou a opção feita por uma ação mais decisiva do Estado no incentivo ao mercado interno e uma atuação pontual no mercado externo, incentivando produtos com maiores condições de competitividade.

No aspecto político, Edemar Rotta destacou a diversidade de propostas ideológicas em disputa no cenário internacional e os principais projetos que se enfrentaram nas eleições brasileiras de 2010, além de outros assuntos como a composição da Câmara Federal e do Senado depois das últimas eleições, além dos legislativos estaduais e das disputas para os governos estaduais. Na questão social procurou focar o fenômeno da crise das instituições tradicionais e os novos desenhos organizacionais, as novas formas de relacionamento e convivências e as possibilidades de ascensão social mostradas no Brasil na última década.
Fonte: Universidade Federal da  Fronteira Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário