quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Notícias da preparação da 5ª Ampliada Nacional das CEBs - ref. ao 12º

Acontece de 28 a 31, no Instituto São Boaventura, em Brasília, a 5ª Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O evento acontece para fechar o cronograma de reuniões do último Intereclesial das CEBs, que aconteceu em Porto Velho (RO), de 21 a 25 de julho de 2009, e projetar o 13° Intereclesial, que acontecerá em 2013, na diocese de Crato (CE).
"A 5ª Ampliada serve para fazermos o fechamento do último Intereclesial. Nós elaboramos uma carta ao qual enviaremos a todos os bispos, com um balanço do último encontro, em Rondônia, e mostrando a importância das CEBs na base da Igreja. Nesta carta haverá a descrição das dificuldades encontradas e dos pontos positivos. Quando aprovada, repassaremos todas as informações para a próxima cidade escolhida, Juazeiro (CE). O segundo objetivo do encontro é participar do próximo tema prioritário da Assembleia dos Bispos do Brasil, que acontecerá em Brasília, de 4 a 10 de maio", afirmou o assessor do Setor CEBs da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Sérgio Coltinho.
Estão presentes representantes das CEBs de todos os Regionais da CNBB, o bispo da diocese de Crato, dom Fernando Panico e o bispo referencial das CEBs, da CNBB, e da diocese de Floresta (PE), dom Adriano Ciocca.
Para dom Adriano, o 12° Intereclesial foi um marco significativo na vida das CEBs no Brasil. “Foi um grande marco, pois o apelo dos fiéis mostrou a força e a importância que as CEBs têm dentro da Igreja no Brasil. Foi significativo também ver o cuidado que houve com o tema ligado a natureza, ao meio ambiente”. O bispo de Floresta destaca ainda a segunda edição do Intereclesial no Ceará (a primeira foi o 5° Intereclesial, em Canindé, no ano de 1983). “Devemos destacar em nossos trabalhos para o próximo encontro, no Ceará, a recuperação com a religiosidade do povo; como as CEBs vivem nos meios urbanos e como estamos sendo vistos e retratados pelos jovens de hoje, sem, obviamente, deixar de lado a nossa característica, que e a missão”, ressaltou.
Já o bispo de Crato, dom Fernando Panico, lembrou o fato de o próximo evento acontecer na região do Cariri, terra do Padre Cícero. “Estamos muito entusiasmado com o fato do 13° Intereclesial das CEBs acontecer na região do Cariri. Todos os visitantes que lá estarão podem ter certeza que estaremos bem preparados para recebê-los. Em Rondônia houve um testemunho de fé muito significativo, pois muitos acreditaram, que pelo fato da distância ser muito grande, não iria conseguir mobilizar os fiéis, mas como se viu, foi algo extraordinário, uma verdadeira legião de fiéis as margens do Rio Madeira. Em Crato, será aos pés de Padre Cícero, e esperamos conseguir o mesmo resultado dos nossos irmãos portovelhenses”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário