terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carta da 2ª Ampliada Nacional das CEBs rumo ao 12º Intereclesial

   

    “Queridas irmãs e irmãos da caminhada das CEBs, daqui desta terra amazônica saudamos a todos e a todas vocês que partilham conosco do desejo de uma “Terra sem Males”. Somos 61 representantes dos regionais do Brasil e contamos com a presença dos nossos pastores dom José Luis Bertanha, responsável pelas CEBs junto ao setor de Leigos e Juventude da CNBB; dom Mosé João Pontelo, bispo de Cruzeiro do Sul – Acre; dom Moacyr Grechi, bispo anfitrião do XII Intereclesial, Dom José Vieira de Lima, bispo de Cáceres – Mato Grosso. Tivemos o apoio de nossos assessores nacionais: Tereza Cavalcante e Benedito Ferraro, além de Sérgio Coutinho, assessor da CNBB para o setor CEBs.
    Nesta segunda ampliada nacional, rumo ao XII Intereclesial das CEBs nos dirigimos à cidade de Ariquemes – RO, a 200km de Porto Velho, conhecendo assim, outro município dessa Arquidiocese. Já no caminho nos deparamos com a destruição da natureza, através da Barragem Samuel, construída a 50 km da capital, que destruiu a biodiversidade, expulsando centenas de famílias. Hoje, funciona apenas 27% da sua capacidade.
    Foi grande a alegria de encontrar no Centro de Formação São Francisco de Assis, uma equipe animada que nos recebeu com cânticos alegres, nos dando as boas vindas. Assim nos sentimos numa grande família. Na acolhida pudemos apreciar o ambiente preparado com muita arte, repleto de elementos próprios da região: flores, frutos, água, peixes...
    O primeiro momento foi dedicado aos informes dos regionais, onde pudemos constatar: nossas coordenações regionais e diocesanas continuam funcionando bem, promovendo cursos e encontros para lideranças; organizando visitas, romarias e celebrações que reforçam a identidade e a caminhada das CEBs. Quanto ao contexto político, foram relatados avanços e retrocessos em cada estado, ficando claro para nós que é preciso não reduzir a questão política apenas aos partidos, mas investir na força dos movimentos sociais.
    Preocupamo-nos também com a realização da V Conferência Latino Americana do CELAM (Conferência Episcopal Latino Americana), que acontecerá em maio, em Aparecida – SP. Vimos os resultados das consultas feitas nas dioceses e regionais. As comunidades do Brasil anseiam por uma Igreja mais participativa e ministerial, com um rosto latino-americano e que mantenha viva a memória de seus mártires.
    Dedicamos um tempo para a construção da grade do XII Intereclesial, onde já deu para perceber a riqueza que vai ser o nosso encontro, a partir do seu tema: “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema: “Do ventre da Terra o grito que vem da Amazônia”.
    Destacamos a manhã de visitas às comunidades, algumas de acampamentos e assentamentos, das Paróquias de São Francisco e Cristo Rei. Ali, compartilhamos fé, vida, alimentos e esperança de dias melhores. Através daquelas pessoas, conhecemos a realidade da migração em Rondônia. Apesar das dificuldades, aqueles irmãos e irmãs nos disseram estar no rumo certo em direção da Terra Prometida.
    Refletimos sobre a importância e a distribuição do Jornal “A Caminho”. Temos que incentivar a leitura, o envio de artigos e a conquista de novos/as assinantes. Além disso, fizemos uma escolha preliminar do nosso cartaz que será nosso instrumento de divulgação do XII.
    Retomamos o esboço do texto-base e definimos uma equipe que deve encaminhar a elaboração. Novamente lembramos nossa co-responsabilidade nas despesas do XII, através da campanha do R$ 10,00 para o XII e da contribuição anual.
    Iniciamos o domingo com uma celebração eucarística que confirmou o nosso compromisso com a construção do Reino.
    Agradecemos a dedicação e o empenho das equipes de serviço que, incansavelmente, tornaram possível o bom andamento desta ampliada.
    Encerramos nossos trabalhos com os ânimos renovados com o propósito de espalhar as boas notícias em nossos regionais. Que o Deus criador da Vida, faça de cada um/a de nós um/a defensor/a da Amazônia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário