terça-feira, 23 de novembro de 2010

Números do 12° Intereclesial das CEBs

Mais de 3 mil pessoas estão inscritas para o 12° Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que começa na próxima terça-feira, 21, em Porto Velho (RO). A maioria dos inscritos são delegados escolhidos para representar as 272 dioceses do Brasil, organizadas nos 17 regionais da CNBB. Desse número fazem parte ainda 94 representantes dos povos indígenas, 61 da América Latina, 32 jornalistas, 53 bispos, 35 convidados, 97 assessores.
 Porto, Rios e Canoas
Uma das características das CEBs é o uso de símbolos nos seus encontros e celebrações. Até o 11° Encontro, realizado na cidade mineira de Ipatinga em 2005, a imagem usada para os Intereclesiais era a de um trem e seus vagões. Em Porto Velho, esta imagem muda para barco, numa referência à realidade da Amazônia.
Neste cenário, a linguagem que vai predominar é Porto, Rios e Canoas para caracterizar a divisão dos grupos de trabalho do Intereclesial. Quando todos os participantes estiverem reunidos, eles formam o Porto, que vai funcionar no Ginásio do Sesi. Isso acontecerá, especialmente, pela manhã quando os participantes se reunião para fazer a oração da manhã. Daí eles partem para os Rios, que funcionarão nas escolas e faculdades da cidade.
Os Rios serão 12 grupos de 250 pessoas cada um, que debaterão temas diversos, acompanhados por cerca de 50 assessores. Cada um dos 12 Rios será subdividido em 12 pequenos grupos com 20 pessoas cada, chamados de Canoas.  É nos Rios e Canoas que acontecerá a maior parte das atividades do Intereclesial, que terá, portanto, um Porto, 12 Rios e 144 Canoas.
 Voluntários
               Para garantir o êxito do encontro, há um verdadeiro batalhão de voluntários trabalhando nos bastidores há pelo menos quatro anos. São dez equipes com uma média de 200 pessoas cada uma atuando na liturgia, infra-estrutura, acolhida, transporte, alimentação, animação, saúde, comuicação, ornamentação e secretaria.
               Além disso, mais 3 mil famílias se ofereceram para hospedar gratuitamente os participantes que chegam de todo o país para o Intereclesial. Já o transporte será feito por 60 ônibus, além de carros particulares. Os voluntários vêm das 16 paróquias de Porto Velho que estão envolvidas na organização do evento, um dos maiores realizados pela arquidiocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário