terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carta da 4ª Ampliada Nacional das CEBs rumo ao 12º



 
“Tenham em vocês os mesmos sentimentos de Jesus Cristo”. (Fl  2,5)
 
Estimadas irmãs e irmãos da caminhada!
 
Embalados pela melodia “Amazônia ventre bendito, terra sagrada,
ameríndia flor, sustento de tua gente, tuas matas, berço divino do amor”, estivemos reunidos com grande entusiasmo, em número de 60 pessoas membros da Equipe Ampliada Nacional, assessoras e assessores de CEBs dos 17 Regionais da CNBB, assessores da Ampliada, membros do secretariado do 12º. Intereclesial, D. Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho, D. Mosé João Pontelo, bispo referencial das CEBs para o Regional Noroeste, e o bispo referencial das CEBs na CNBB, D. Adriano Ciocca Vasino, e integrantes das equipes de serviço do Intereclesial, nos dias 22 a 25 de janeiro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Porto Velho.
Numa animada e criativa celebração de abertura fizemos memória das três Ampliadas anteriores, iniciando os trabalhos com o lançamento do Texto-Base do Intereclesial, com o tema CEBs, Ecologia e Missão, e o lema Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia, destacando a valiosa contribuição de 22 assessores, colaboradores na produção do texto, evento registrado pela imprensa local.

D. Moacyr, presente nos Intereclesiais desde o 1º. Em Vitória (1975), exceto no 11° em Ipatinga/MG, fez uma mensagem de acolhida, partilhando a rica  experiência da realização do “Dozinho” que reuniu 1.600 participantes,constituindo um grande teste para a realização do Intereclesial de julho próximo, fortalecendo o entusiasmo das comunidades locais na sua preparação e a mobilização geral em vista de sua realização.  Os diversos Regionais partilharam alegrias e esperanças, preocupações e desafios na sua caminhada, destacando as principais atividades em torno do cotidiano das CEBs, da formação, organização e articulação, rumo ao 12º. Intereclesial, enfatizando também as conquistas e retrocessos advindos do processo eleitoral passado, bem como os avanços em relação aos rumos e missão da Igreja na América Latina e Caribe expressos no Documento de Aparecida, reafirmado pelo Documento 87 da CNBB, destacando a importância e necessidade das CEBs como células estruturantes da Igreja.

Em comunhão com a Igreja da América Latina, a delegação brasileira no VIII Encontro Latinoamericano e caribenho das CEBs (com o tema “CEBs: Esperança para um mundo novo em construção”) assim como na II Reunião do Cone Sul partilhou um pouco da riqueza de conteúdos e experiências dos encontros registrando com entusiasmo a vitalidade, a presença e atuação das CEBs em todo o continente das Américas e do Caribe, destacando os gritos comuns em defesa da vida, da natureza, da justiça social, dos direitos humanos, pela paz, contra a violência em todas as suas expressões e pela união e integração dos povos latinoamericanos e caribenhos.
Ouvimos breve histórico do processo de construção da Equipe Ampliada Nacional a partir do 6º. Intereclesial em Trindade, em l986, quando a Igreja convida bispos, assessores e representantes dos Regionais para constituírem a 1ª. Ampliada, processo que se consolida com o diálogo entre CNBB e CEBs após o 8º. Intereclesial de Santa Maria, em 1992, estabelecendo-se e legitimando-se a Comissão Nacional Ampliada e sua importância no processo dos Intereclesiais e na organização e animação da caminhada das CEBs nos Regionais.
Prosseguindo, foi apresentada a Cartilha Popular como rico subsídio de preparação do Intereclesial em nossas comunidades pelo Brasil afora, e nos debruçamos sobre a grade apresentando a sequencia das atividades e trabalhos do Intereclesial, melhorando seu conteúdo e metodologia para o melhor desenvolvimento do 12º. Intereclesial. Alegramo-nos imensamente com a generosa partilha solidária das comunidades de todo o Brasil e de entidades colaboradoras, contribuindo para a sustentação do processo de preparação e realização desse grande encontro de Igreja das Comunidades Eclesiais de Base, renovando-se o apelo para a continuidade dessa prática de partilha fraterna.  Vivenciamos rico momento de diálogo e confraternização com representantes das comunidades e  famílias que acolherão os 3.000 participantes do 12º, nos dias 21 a 25 de julho próximo, sentindo-nos muito bem acolhidos e cercados de carinhosos cuidados do secretariado e equipes de serviço do grande encontro.  Os participantes da Ampliada também expressaram algumas preocupações e questionamentos em relação às funções da Comissão Nacional Ampliada, em relação ao Setor CEBs na CNBB, quanto à auto sustentação econômica, a autonomia e comunhão eclesial, aprimorando a comunicação, articulando a continuidade da participação daqueles e daquelas que já participaram das Ampliadas passadas, isso tudo em vista da contribuição das CEBs na transformação da sociedade e da Igreja, temas que deverão merecer reflexão de aprofundamento nos Regionais.
Na certeza de que todos os Regionais estão fazendo grande esforço de preparação da sua participação no Intereclesial, destacamos o processo de construção coletiva das CEBs do Noroeste, Secretariado e equipes de serviço em que sentimos o grande empenho da Igreja Particular de Porto Velho em acolher toda a Igreja do Brasil, América Latina e Caribe e irmãos e irmãs de outros continentes para o 12º.  Intereclesial da CEBs na Amazônia.
Na festa da conversão de São Paulo, missionário ad gentes, afirmamos: “O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz, porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste”. (At 22, 14-15).
 
Amém, Axé, Auere!

Nenhum comentário:

Postar um comentário