segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Forania de Caratinga realiza Encontro das CEBs em Santa Rita

21/11/2010

Realizou-se neste último domingo, 21 de novembro, na cidade vizinha de Santa Rita de Minas mais um encontro das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Forania de Caratinga em comemoração ao Dia Nacional do Leigo e da Leiga, sempre celebrado na Solenidade de Cristo Rei do Universo. 

O encontro iniciou às 09:00hs sendo presidida pelo Padre Adair José de Freitas e concelebrada pelo Padre José Geraldo Gouvêa na Paróquia Santa Rita de Cássia. Logo após a Santa Missa os participantes do encontro se dirigiram em procissão até o Ginásio Poliesportivo Municipal, sendo todos recebidos e acolhidos com um delicioso café da manhã. 

Durante a Celebração Eucarística da Solenidade de Cristo Rei do Universo.
Chegada da Procissão ao Ginásio Poliesportivo.
Dando prosseguimento ao encontro, foi apresentado pelo Márcio, membro da Forania de Caratinga, Mariano, no qual fez durante a manhã uma riquíssima palestra sobre o importantíssimo papel do Leigo e da Leiga na Igreja Católica, além de fazer uma pequena introdução e explanação da nova Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Bento XVI, Verbum Domini, Palavra do Senhor; destacando os pontos principais para a vida dos Leigos na Igreja junto à Palavra de Deus. Após, foi montado um grandíssimo trenzinho humano representando o Trem das CEBs. 

O grande Trem da CEBs
Logo após, foi servido no local um delicioso almoço. Prosseguindo, Mariano continuou com reflexões durante a tarde convidando diversos Leigos de também diversas pastorais a darem o seu testemunho de serviço à nossa queridíssima Igreja Católica. Encerrando sua participação, Mariano faz uma breve colocação sobre o Documento 62 da CNBB (Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos) e concluiu com um texto da Segunda Carta de São Paulo à Timóteo: “Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.” (2Tm 4, 1-5); destacando a missão do cristão leigo, que é de Evangelizar, ou seja, levar o Evangelho de Cristo a todos. 

Concluindo também o encontro, foram devidamente feitos os agradecimentos e concedida a palavra ao Bispo da Diocese de Caratinga, Dom Hélio Gonçalves Heleno, no qual deu ênfase no Assembléia de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB (Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo) e também nos dados estatísticos de nossa Diocese (destacando aqui que a Diocese de Caratinga possui em média de 500 a 600 mil fiéis católicos e cerca de 100 a 200 mil protestantes). O encontro foi encerrado às 16:00hs com a bênção do nosso bispo e com um delicioso café da tarde. 

Segundo Padre Joaquim da Rocha Calais, pároco da Paróquia São Judas Tadeu (Caratinga - MG) “estimava-se a presença de cerca de 300 leigos de toda a Forania de Caratinga”, mas surpreendeu-se ao reparar que ali havia em torno de 600 pessoas entre leigos, sacerdotes e demais pessoas ligadas à Forania de Caratinga. Nossa comunidade foi representada por dois leigos: José Lopes, coordenador da comunidade e Victor Hugo, membro das pastorais da comunidade. 


REDAÇÃO DO PORTAL DA CAPELA SÃO JOSÉ - FOTOS: VICTOR HUGO OLIVEIRA - REDIGIDO POR: VICTOR HUGO OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário