terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carta da 1ª Ampliada Nacional das CEBs rumo ao 12º Intereclesial


Queridas irmãs e irmãos da caminhada das CEBs,

                Daqui desta terra, no seio da Amazônia, saudamos a todos vocês que comungam conosco na fé e na graça da Santíssima Trindade, a melhor comunidade.
Aqui viemos com a finalidade de preparar o XII Intereclesial das CEBs, e fomos acolhidos/as com carinho pelo nosso irmão bispo Dom Moacyr Grechi, anfitrião, e por toda a equipe desta arquidiocese de Porto Velho, Rondônia. Foi grande a alegria do reencontro e a acolhida aos novos membros da Ampliada. Somos 45 representantes dos Regionais e contamos com a presença dos nossos Pastores Dom José Luís Bertanha, responsável pelas CEBs junto ao setor de Leigos e Juventude da CNBB e Dom Mosé João Pontelo, bispo de Cruzeiro do Sul, Rondônia, além de Dom Moacyr, de quem partiu o convite para sediar o XII Intereclesial na Arquidiocese de Porto Velho, Rondônia. Tivemos também o apoio dos assessores Pe. Benedito Ferraro e Tereza Cavalcanti e do Prof. Sérgio Ricardo Coutinho, assessor da CNBB.
Já no caminho, tomamos consciência da grande distância entre esta região e aquelas da maioria de nossas dioceses. Pudemos sentir o drama da questão ecológica, com suas repercussões sobre as populações ameaçadas pelo agro-negócio, pela privatização da água e pelos projetos de grandes grupos econômicos que visam se apropriar das riquezas naturais da Amazônia, utilizando para isso todos os meios, inclusive militares.
Fizemos memória do XI Intereclesial e trouxemos a realidade de nossos regionais, com seus desafios sociais, econômicos e políticos neste momento de preparação para as eleições. Examinamos a conjuntura eclesial, diante da proximidade da V Conferência do Episcopado Latino-Americano (CELAM) em Aparecida (SP) e diante da responsabilidade face à situação de exclusão que atinge parcela considerável da nossa população. Preocupa-nos a ameaça que pesa sobre alguns de nossos bispos, especialmente Dom Erwin Krautler, presbíteros, religiosas/os e leigas/os, defensores da causa da vida na natureza e na história. A eles e elas, nosso apoio e solidariedade. Ouvimos o depoimento dos irmãos e irmãs presentes que participaram da Romaria dos Trinta Anos do Martírio do Pe. João Bosco Bournier, em Ribeirão Cascalheira.
Dom Moacyr fez um rápido histórico da evolução da Pastoral da Igreja no estado de Rondônia e na Amazônia em geral, enfatizando a atenção aos pequenos e a luta contra o abuso dos poderosos que tentam iludir a Igreja.
Em relação à preparação ao XII Intereclesial, definimos o tema: “CEBs: ecologia e missão”, e o lema: “Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”. Discutimos a programação e a metodologia do Encontro, ouvimos a proposta da equipe de Rondônia e tomamos consciência da complexidade de organizar um Intereclesial nesta região, da forma que sonhamos. Neste sentido, sugerimos experimentar na próxima Ampliada a metodologia proposta, que inclui visita a comunidades típicas da Amazônia, dentro do espírito do “Vinde e Vede!” que Jesus disse aos discípulos (Jô 2,39). Avaliamos que após essa experiência poderemos ter uma noção mais clara para propor as atividades do XI Intereclesial. Marcamos a data do Seminário com bispos, assessores e representantes das CEBs  para os dias 23 a 25 de 2007, seguindo-se  a reunião da próxima Ampliada nos dias  26 a 28 de Janeiro de 2007.
Refletindo sobre os custos do XII Intereclesial, observamos a importância de continuar as campanhas dos encontros anteriores, como os carnês “10 para o 12º”, assinaturas do Jornal A Caminho, entre outras iniciativas.
Na tarde do sábado, fizemos uma visita aos locais de Porto Velho, onde deverão ocorrer as atividades do XII Intereclesial: ginásio do SESI, quadras e auditórios de colégios e paróquias, praças e igrejas. Vimos que os espaços são belos e adequados para acolher os participantes. Nosso passeio incluiu a passagem pelas margens do Rio Madeira no momento de um belíssimo pôr do sol e a visita à Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
À noite, fomos acolhidos/as com muito carinho pela comunidade da paróquia N. Sra. do Amparo, onde pudemos provar iguarias típicas daqui e assistir à apresentação de cantos e danças indígenas, vídeos sobre a Amazônia e teatro de jovens da Igreja sobre lendas amazônicas.
No domingo, tivemos uma eucaristia partilhada com as equipes de serviço que nos receberam com grande hospitalidade. Esboçamos os temas e a estrutura do Texto Base e sugerimos nomes para sua redação.
Agradecemos a disponibilidade e firmeza da equipe local que tornou possível esta reunião e nos fez confiantes nos próximos passos para a realização do XII Intereclesial. Encerramos nossa reunião com esperança renovada, reafirmando nosso compromisso com todos os filhos e filhas de Deus oprimidos, excluídos e violentados em seu direito aos bens oferecidos pelo Criador.
Que o Deus da vida, da justiça e do amor nos abençoe a acompanhe com sua graça e amor misericordioso.
Porto Velho, Rondônia, 23 de julho de 2006.

                MEMBROS DA AMPLIADA NACIONAL
                BISPOS E ASSESSORES
                SECRETARIADO DO XII INTERECLESIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário