quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Campanha redução tarifa esgoto - CEBs Fortaleza(CE)


Compas,
alerta geral: A Campanha das CEBs pela redução da tarifa de esgoto está entrando na fase final: até 19 de março!!! Não podemos dormir no ponto.
Por favor,
verifiquem por onde andam as listas de abaixo-assinado
recolham as que estiverem cheias e as encaminhem ao Centro de Pastoral (Fernanda ou Regina)
procurem completar as listas ainda incompletas
multipliquem o material anexo e partam pra cima do povo que ainda não sabe da campanha e ainda nâo assinou
No interior do Estado, a CAGECE já está admitindo uma taxa de apenas 80 % em cima do consumo d água - isto para nós é insuficiente!Mas, parece que a meta de fazer cair a marca dos 100 % está próxima de ser atingida!
Precisamos de faixas e cartazes com palavras de ordem como
"Esgoto já - sem explorar!"
"Por uma tarifa de esgoto justa!"
"Diga não aos 100% cobrados pela CAGECE!"
"Queremos esgotamento sanitário - mas não a esse preço!"  para a grande manifestação dia 22 de março frente à CAGECE.
Pela última contagem, estamos bem perto de ultrapassar a marca de 10.000 assinaturas. Vamos, portanto, fazer um último grande esforço e fazer a Campanha arrancar de vez!
A coordenação de CEBs informará sobre a próxima plenária dos/das agentes da Campanha.
Abraços,
Carlo Tursi
p/Coordenação Arquidiocesana de CEBs


C  A  M  P  A  N  H  A
“ESGOTO JÁ – SEM EXPLORAR!”
 PELA REDUÇÃO DA TAXA DE ESGOTO COBRADA PELA CAGECE

 
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de Fortaleza, unidas às Pastorais Sociais e a diversos segmentos do Movimento Popular, decidiram vir a público, sensibilizadas pela resistência de inúmeras famílias cearenses, de baixa renda, contra a ligação de seus domicílios à rede de esgotamento sanitário. Tal resistência está fundada no temor de, daí em diante, não conseguirem mais pagar a conta d’água, já que – com a inclusão do serviço de saneamento – a tarifa cobrada duplicará.
Este movimento entende que a rede de esgotamento sanitário deve abranger, sim, todos os domicílios, estabelecimentos comerciais e industriais e que a taxa cobrada por tal serviço não poderia constituir um sério obstáculo contra esta meta salutar, como atualmente está acontecendo no Ceará. A corrente prática da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) de vincular a tarifa do esgoto ao consumo d’água numa proporção de 100 % deve ser considerada, portanto, abusiva e de um ônus social insuportável. Cabe aos próprios cidadãos, esclarecidos acerca de seus direitos sociais inegociáveis, exercerem o controle social sobre órgãos gestores de bens públicos. A Lei 11.445, de 05-01-2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, exige no seu artigo 30, item IV que a estipulação da tarifa de esgoto leve em consideração, entre outros fatores, o da “capacidade de pagamento dos consumidores”.
A campanha de coleta de assinaturas prosseguirá até o dia 19 de março (Dia de São José). A entrega oficial das assinaturas recolhidas e de um documento reivindicatório à diretoria da CAGECE, acompanhada de ato público, ocorrerá em 22 de março de 2011 (Dia Mundial das Águas).
Venha endossar esta luta das CEBs por uma tarifa justa de esgoto! Chega de exploração!

A    C o o r d e n a ç ã o    A r q u i d i o c e s a n a   d e   C E B s

Nenhum comentário:

Postar um comentário