quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rumo ao 13º Intereclesial das CEBs


Coordenadores estaduais das Comunidades Eclesiais se reúnem para encontro em Crato




Começou hoje, 27, e segue até o dia 29, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, em Crato (CE), a segunda reunião de coordenadores estaduais das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Este evento é a preparação para o 13º Intereclesial, que acontecerá em 2013, na Diocese de Crato, Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), entre os dias 23 a 27 de julho. O tema e o lema do Intereclesial será, respectivamente: “Justiça e profecia a serviço da vida” e “CEBs, romeiras do Reino no campo e na cidade”.

Serão debatidos, neste encontro, estudos sobre a análise de conjuntura com o padre Manfredo Oliveira de Fortaleza e padre Benedito Ferraro de Campinas (SP). Ambos abordarão os sinais de contradição da globalização causadores da miséria humana, e o resultado das eleições no Brasil. A discussão prossegue com a partilha dos 17 Regionais da CNBB sobre a caminhada das CEBs em suas respectivas realidades a partir do estudo sobre “Cristianismo de libertação: profetismo a serviço do Reino de Deus”.

Consta na pauta de estudos um repasse sobre o projeto de encaminhamento da diocese de Crato sobre o plano de trabalho a ser desenvolvido pelo secretariado do 13º Intereclesial, sendo que 2011 será o ano de sensibilização em toda a diocese para este trabalho com visitas, encontros, assembleias e retiros missionários das CEBs. 

O ano de 2012 será o ano do aprofundamento, quando acontecerão os grandes encontros: seminários sobre a temática, encontro ecumênico e diálogo interreligioso, encontrão de preparação do Regional Nordeste 1. O ano 2013 é o ano da socialização de todos os saberes adquiridos nos anos anteriores para a realização do evento.

Nesta ampliada será escolhido o cartaz do 13º Intereclesial e feitos os encaminhamentos do texto base, será feita uma discussão sobre as possíveis oficinas de arte e liturgia nas CEBs durante o período de preparação. 

No último dia serão partilhados os comunicados dos acontecimentos a nível Nacional e América Latina. Na parte da tarde haverá uma turnê cultural ao memorial do Patativa do Assaré e ao memorial do homem cariri em Nova Olinda.

A Ampliada das CEBs terminará com uma vigília ao Santuário Eucarístico na cidade de Crato com a participação das comunidades paroquiais, quando será feito o lançamento da oração pelo 13º Intereclesial das CEBs que foi escrita por dom Pedro Casaldáliga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário