sábado, 29 de janeiro de 2011

CEBs e pequenas comunidades eclesiais

As Comunidades Eclesiais de Base, popularmente denominada CEBs, junto com pequenas comunidades cristãs têm tido, especialmente em alguns lugares, um
providencial florescimento, nos últimos anos, dando uma nova dinâmica para as paróquias e igrejas particulares com sua riqueza carismática, educadora e evangelizadora (cf. DAp, n. 99 e).

Para estudar este tema, à Luz de Aparecida, convidamos o Padre José Marins, como guia, que, durante décadas, vem percorrendo o continente, levando sua equipe de colaboradores, esta tocha da conformação da CEBs como expressão eclesial básica, "A Igreja que se reúne na casa", inspirada nas primeiras comunidades do Novo Testamento.
Aparecida destaca na linha de Medellín, Puebla e Santo Domingo, "que as Comunidades Eclesiais de Base têm sido escolas que têm ajudado a formar cristãos comprometidos com sua fé, discípulos e missionárias do Senhor, como o testemunha a entrega generosa, até derramar o sangue, de muitos de seus membros". (DAp. n. 178).
Sem dúvida, essas comunidades eclesiais facilitam o acesso à Palavra de Deus, ao compromisso social, em nome do Evangelho, ao aparecimento de novos serviços leigos e a educação da fé dos adultos (cf. DPb, n. 629).
Finalmente, deve-se levar em conta que a CEBs e as pequenas comunidades eclesiais, "desenvolvem seu compromisso evangelizador e missionário entre os mais simples e mais distantes e sua expressão visível da opção preferencial pelos pobres" (DAp, n. 179), isto faz com que se convertam em um ponto de partida válido para a Missão Continental permanente.
Dom Víctor Sánchez Espinosa
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de México
Secretário Geral do CELAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário