segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Memória - Caminhada das CEBs no Haiti

                                                     Ir Neusa Maria Lovis

Com alegria partilhamos a Caminhada das CEBs, na Diocese de Jeremi, do Haiti, do Caribe e da América.

As CEBs estão em um processo muito interessante de articulações.
Contamos em nossa diocese com mais de 400 pequenas comunidades de CEBs, nas 36 paróquias  que trabalhamos.

O objetivo é,  trabalhar “Formação Bíblica” para os animadores e animadoras das CEBs. Este trabalho está sendo muito significativo, enriquecedor e gratificante.
Para a realização deste processo de formação, contamos com 9 pessoas, nos dividimos em 3 equipes, por Zona Pastoral (uma equipe em cada paróquia)
Como diocese, participamos da Coordenação Nacional, com 3 representantes das  Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e um assessor. 
Ajudamos na organização da 4ª Assembléia Nacional de CEBs que aconteceu  23 /26 de agosto, tendo como  tema “CEBs  é a Igreja em nosso Pátio”. Além de todo o trabalho que faz parte de uma assembleia, refletimos: “As Raiz da CEBs na Bíblia”, e, também aprofundamos a História da América Latina, Caribe e especialmente do Haiti”. Ao todo éramos 135 delegados de 4 dioceses. Sendo que a diocese “Mãe” participou com 50 membros. Apesar da distância marcamos presença com 16 representantes de diferentes paróquias. 


A nível de Caribe, o Haiti não ficou atrás. Eram 6 países (ilhas) presentes.
Haiti marcou presença significativa no 4º Encontro  de CEBs, na Republica Dominicana, de 18 a 22/08/07. Dos 90 participantes 34 representavam Haiti: 28 delegados das CEBs do Haiti,  e 6 assessores (4 padres, 1 religiosa e 1 leiga). Marcou presença o bispo responsável das CEBs no Haiti.
Participamos como diocese com 9 pessoas (7 delegados das CEBs, uma religiosa e um padre).
Aprofundamos:  “A  Identidade das CEBs e a caminhada das CEBs na América Latina a partir dos documentos de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida”.

A nível de Continente Americano, Haiti esteve presente também. Dos 26 participantes de 11 países, 4 representavam Haiti. O encontro aconteceu em seguida do Caribeno,  24 a 29/08/2007, na Republica Dominicana.

Olhando a caminhada que as CEBs estão fazendo no Haiti, Caribe e América, sentimos a Igreja de Jesus de Nazaré Viva mais que nunca.

Neste encontro além de avaliarmos a Caminhada das CEBs a nível continental, retomamos os documentos do CELAN: Medelin, Puebla, Santo Domingo e estudamos e aprofundamos Aparecida o que  foi aprovado pelos bispos reunidos em Aparecida e o que foi apresentado ao Papa Bento VI, com modificações, sem consentimento do assembleia em Aparecida.   (Equipe a nivel Continental) 
         
Assumimos trabalhar na base:
1. O documento de Aparecida  com uma linguajem popular, acessível .
2. Trabalhar a Identidade das CEBs a partir da Palavra de Deus e assim poder resgatar a história de cada grupo de CEBs, Paróquia e Diocese.
3. Trabalhar o tema “Ecologia, Meio ambiente, água....)
Eu particularmente, só tenho que agradecer em poder participar deste processo de formação existente.
É uma graça estar trabalhando nesta Missão.
Assim vou aprendendo, contribuindo com as Comunidades Eclesiais de Base.
Cada vez mais, sinto e acredito que a Igreja de Jesus de Nazaré esta viva nas Comunidades de Bases que vivem e revelam o projeto de uma sociedade Solidária e Irmã, mesmo em meio a uma sociedade neoliberal que determina quem deve viver ou morrer...
O bonito do processo, é a força, a resistência que os grupos encontram na Palavra de Deus, fonte de vida.
Com carinho
Ir.Neuza Maria Lovis – Irmã do Imaculado Coração de Maria
Em Missão no Haiti, trabalhando junto as CEBs -  publicado em 11.02.2008



***
 A Arquidiocese de Porto Príncipe (Archidioecesis Portus Principis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica do Haiti . A sé é a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, localizada em Porto Príncipe.
Por um ano, entre 12 de janeiro de 2010 e 12 de janeiro de 2011 , a arquidiocese foi uma sede vacante  devido a morte de  Sua Excelência, o Mons. Arcebispo Joseph Serge Miot, que foi uma das dezenas de milhares de vítimas do sismo do Haiti de 2010 e  em 2011 assumiu Dom Guire Poulard. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário